Atividades

As principais atividades do PEP estão dividas em quatro etapas que são desenvolvidas com as escolas integrantes do projeto:

1ª) Realização de entrevistas com os professores da educação básica do município; tabulação e análise das informações levantadas visando o estabelecimento das prioridades e estratégias de ação

2ª) Elaboração dematerial de apoio, de caráter didático-pedagógico e informativo

3ª) Visita técnica ao Centro de Documentação Histórica (CDH-FURG);

4ª) Digitalização do acervo Coriolano Benício, constituído de recortes, anotações e prospectos sobre as atividades culturais – cinemas, teatros, clubes e circos – que existiram na cidade ou a visitaram, no período de 1923 até o ano de 1982 e sua disponibilização no sítio da Universidade para que os educadores tenham ferramentas para dar continuidade à inserção da Educação Patrimonial em sua prática docente posteriormente

Paralelamente, o PEP ainda desenvolve as seguintes atividades:
  • Saída de campo com as escolas na Praia do Cassino: Conhecimento do patrimônio ambiental da Praia do Cassino, visita guiada pela Bióloga e Mestranda em Educação Ambiental (PPGEA-FURG).
  • Oficina de capacitação com os professores das escolas participantes: Foi oferecido, para cada escola participante, o total de sete oficinas de assuntos variados para que os professores e funcionários tivessem um aprofundamento sobre a Educação Patrimonial e outros assuntos que pudessem auxiliar as necessidades de cada escola. As oficinas oferecidas foram as seguintes:
Oficina 1: Perspectivas e possibilidades de trabalho com a Educação Patrimonial
Oficina 2: Organização de Arquivos Escolares
Oficina 3: O uso do Teatro e do Cinema na Educação
Oficina 4: Historicidade e Território: um diálogo com vistas à Educação Ambiental
Oficina 5: As relações interpessoais e o lugar: um olhar estético ambiental voltado às relações humanas na Escola
Oficina 6: Reparos e encadernações de livros
Oficina 7: As relações de pertencimento, interação pessoal e a moradia: uma reflexão sobre o meio ambiente e a casa
  • Festa de confraternização e entrega de presentes no final do ano: Depois de um ano de atividades, o PEP organiza junto com as escolas, uma atividade de encerramento. Sendo assim, as crianças escrevem uma cartinha para o Papai Noel pedindo um presente de Natal, dentro do possível estes presentes são comprados e entregues para as crianças pelo Papai Noel do PEP. Para esta festa as famílias e a comunidade também são convidadas à participar.
  • Arrecadação de roupas e alimentos para as crianças: O final do ano passado, a Ilha dos Marinheiros (local de duas escolas do projeto) sofreu inundações devido às fortes chuvas no local, e muitas famílias ficaram desabrigadas. Entendendo o momento de dificuldade que a comunidade estava passando, sendo agravada por ser véspera de Natal, o PEP realizou uma campanha de arrecadação de alimentos e roupas para doar às famílias necessitadas, incluindo as que não fazem parte do PEP.
EVENTOS
Tendo em vista que a discussão sobre a Educação Patrimonial deve ser constante e dinâmica, em 2011, o PEP promoveu o I Seminário de História e Patrimônio: diálogos e perspectivas. O evento foi realizado na própria Universidade e contou com um grande número de participantes, inclusive de fora do estado. O Seminário trouxe para o grupo novas idéias e troca de experiências com outros grupos que trabalham na área. Nesse sentido, o evento será bienal para continuar discutindo e trocando experiências.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s